Profetismo

 Autor: Ademilson Marques de Oliveira

Na história da humanidade, depara-se com vários episódios de revelações. Bons exemplos de revelações estão escrito na bíblia sagrada, do velho ao novo testamento. Será que as revelações ocorreram por meio da manifestação pessoal de Deus ao homem? Ou as hipóteses de revelações são simplesmente pensamentos do homem voltado para o seu próprio interesse?

Fato interessante sobre a ideia de revelações são os dez mandamentos, Lei de Deus, escrito pelo profeta Moisés. Os 10 mandamentos são pilares do cristianismo.
Segundo a história, o profeta revelador dos mandamentos da Lei Divina foi encontrado nas Margens do Rio Nilo, quando era criança, em uma rede, pela filha do Faraó do Egito. O menino Moisés, de origem hebraica, teve educação para governar. De acordo, com a referência histórica, o povo hebreu eram escravos no Egito. Assim, com o decorrer do tempo, Moisés resolveu libertar o povo de sua origem do regime escravocrata. Sabe-se que escravos recebem apenas castigo, trabalho e pão.

Assim, o Profeta Moisés, ao sair com a sociedade hebraica, (escravos), com certeza, deve ter encontrado diversos problemas de sociabilidade. Nota-se que um certo dia, o profeta, se isola do grupo, no Monte Sinai e lá recebe através do Transcendente as Leis para orientar a conduta disciplinada daquela população. Até hoje, este código serve como base para a nossa sociedade. Mas, será que de fato isso foi uma revelação ou foi uma forma que ele, sendo educado para governar, encontrou para lidar com aqueles tipos de problemas encontrados e estabelecer a ordem?

Por que será que Moisés usou o argumento de que havia recebido as revelações do Deus de seus antepassados, Isaque, Jacó e Abraão para falar aos seus compatriotas? Parecem que o povo hebreu viviam em concepções tribais e tinham muito apreço pelo patriarcalismo. Penso que foi por isso que Moisés usou estes termos.


Mas afinal, não acredito em revelações! Acredito na vida! Acredito que existe algo superior! Entretanto, se existir revelação, penso que, ela deve acontecer com a união de Deus ao ser-humano.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

História dos beija-flores no ES, Brasil: Ícone cheio de cores e flores

A Contribuição de Sócrates para a História da Metafísica

Filosofia da Religião: Hierofania